quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Os caminhos

Fitando o chão, comecei a me sentir demasiadamente romântico, sentir que já estive ou que estou envolvido em toda historia de amor que eu leio ou ouço falar, platônico demais. Com esse pensamento, veio um senso muito grande. Situei-me e acabei por fazer uma autocrítica pesada.
Comecei a entender que eu não quero o amor, quero apenas as lembranças e as saudades. Não quero comer, quero apenas me sentir saciado. Não quero a historia, quero o desfecho. Não quero o sexo, quero só o gozar. Não quero dormir, quero apenas acordar descansado. Não quero andar, eu quero simplesmente chegar. Essa busca pelos fins faz com que eu despreze os meios e faça-os passarem despercebidos.
Quando eu compreender que os fins só existem pelos meios, irei adquirir a compreensão da coerência vital, visualizarei que o acaso não é por acaso, e que a pressa e a mecanização dos movimentos afasta de mim os instintos humanos, afasta o viver. Meu treinamento de valorização dos meios, esta aqui nesse blog e na escrita, pois é aqui que eu me delicio com o processo de criação e de construção de um texto, minimizando a importância do fim.
Utilizamos muito “os fins justificam os meios”, e deveríamos vivenciar “os meios justificam os fins”, assim nada ficaria incompreendido, nada seria julgado sorte ou azar.
Mais vejo que esse é um defeito que não interfere só em mim, mais afeta toda a sociedade. Pois quantos cidadãos não trabalham o mês inteiro, se desgastam física e psicologicamente em um trabalho que não gosta, em busca de dinheiro. De um fim. Um fim de semana.
Quero a serenidade, para poder colocar o viver em pratica. Por que na vida os “meios” são o viver e os “fins”, todo mundo já sabe, é simplesmente o fim!

3 comentários:

  1. Fim, palavrinha dolorida essa.
    Eu gosto mais dos meios, eu gosto de coisas que duram, e não de quando as coisas acabam. Prefiro o processo de realizar uma tarefa, do que o sentimento de tarefa cumprida. Bom, eu acho que é assim. Mas talvez eu não tenha tanta certeza disso. =s

    Eu gosto de como você escreve Lucas.
    É claro, limpo, é bom.

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. PRECISO comentar como o texto anterior é ótimo. É delicioso, mas dói. Dói porque me encaixo inteiramente nele.
    Parabéns.

    :*

    ResponderExcluir
  3. Salve grande irmao!!!!
    mandando bemzao!
    so o presente eh real!
    o futuro e o passado sao ferramentas malignas para te afastar da mais preciosa joia do universo!
    o centro!

    ResponderExcluir